quinta-feira, agosto 14, 2003

Censura Jornalistica é coisa de Quitandeiro


Viver em uma cidade como São Lourenço não é pra principiantes sinceramente. Além da dificuldade financeira, do mal atendimento, das rabugices, da sensação de "forasteiro", a gente se dá conta do imenso problema que é a proximidade dos poderes e da falta de culhão dos empresários.

Não é por ser Minas Gerais não, é falta de culhão, visão e bom senso o que rola aqui.Ou pior, é comprometimento.

Por quase duas décadas o poder aqui é alternado entre a Família Capa Preta e o Rei do Quilombo ( Sem racismos, é como ele gosta de ser identificado), por quase duas décadas os empresários locais vêem e permitem, se aliam, à destruição da economia local, e culpam fatores externos. Além disso os empresários do ramo da comunicação ou praticam um jornalismo mais que marrom,pois defendem o lado oposto, ou praticam o silêncio abnegado sempre que estamos perto das eleições (Depois de São Lourenço o Grupo Globo até 89 vai me parecer sempre o New York Times).

Assim o povo daqui fala pelos cotovelos do roubo, das maracutais, das desorganizações, mas no fundo gostcha.E quando alguém aponta que o rei está nú, o primeiro a dizer que é mentira é o dono do Jornal, apoiado francamente pelos mesmos empresários que gostam de alternar destruidores de cidade no poder.Aliás, o próprio dono de um jornal local é apoiador de uma aliança das mais safadas de São Lourenço, que é aliança do dono do Hotel com o Rei do quilombo, mantendo a mesma oligarquia com novo fantoche, esse mais rico e mais poderoso.

Por conta disso críticas equilibradas à Festa de Desgosto organizada pelo Rei do quilombo foram censuradas no jornal apóiador por medo de polêmicas. Sinceramente, medo de polêmicas que nada, medo de falar de fatos.A tal festa teve coisas muito legais, mas é danosa pra cidade porque mal organizada, mal gerenciada, mal feita, mal tudo. A cidade perde, a cidade vira um mercado persa onde tudo é falsificado e os comerciantes locais que procuram ganhar dinheiro na festa dançam, porque montam coisas mais caras e sofrem concorrência de nego de São josé dos Campos vendendo Salsichão mais caro que meio Yaksoba com garçon te servindo.

Mas pra que falar disso, vamos falar que tava cheio e que foi um sucesso. Mas foi um sucesso? Só se foi pra Bunda da Loira que ganhou Doze mil pra Fazer um show enquanto bandas locais receberam Cem quando o prometido foi trezentos.

Assim tem gente que faz jornal, mas não quer se comprometer em relatar fatos, informar a população e, claro, exercer com justeza o serviço público que cismaram de montar pra fazer. Se é assim que fundem quitandas!!!!

Nenhum comentário: