terça-feira, agosto 12, 2003

Doenças de S?o Lourenço



São Lourenço ainda me assusta por suas incongruências, e mais que nunca,pela mentalidade limitada do povo.Não é porque é interior,mas é por imobilidade mesmo.

Os comerciantes encaram como inimigos todos aqueles que competem com eles, encaram o investimento como prejuízo e se negam a entender que o cliente satisfeito é o melhor Marketing que uma empresa possui, atendimento aqui é encarado como ônus.

A população participa disso,porqu eencara a tudo o que lhe foge à consideração ou ao entendimento como inimigo.Encara o diferente como um demônio deturpador.É difícil aqui se estabelecer sem um mínimo de coragem.Tudo é imediatista,tudo é adverso, mesmo quando o aparentemente adverso é uma defesa dos interesses comuns da cidade.

Falo isso pela análise do Cidadania Pelas Águas e sua imagem na cidade, a cidade tem medo do movimento,assim como tem medo dos movimentos políticos que, sem radicalismos estúpidos, buscam uma mudança.Assim a cidade prefere ser comandada por uma mesma oligarquia que está falindo a cidade e se mancomunando com o pior existente na indústria local em nome de interesses imediatistas, que mesmo a curo prazo levarão a cidade a afundar mais e mais.

Medidas simples administrativas, como redução de impostos e renegociação de dívidas de impostos com comerciantes locais, subsídios à indústria do turismo, a melhor fonte de renda local, treinamento de funcionários para a melhoria do atendimento,novas idéias de Marketing, busca da utilização dos espaços culturais locais para a atração de turistas e investimentos do mercado de cinema,teatro, música e de cultura de alto nível,são todas encaradas como anti funcionais e estúpidas.Se prefere a política antiga e malfadada no mundo, o clientelismo, os acordos por baixo dos panos que nunca levam a nada.

E isso não é um dado existente somente nos oligarcas,é uma cultura local. Como resistir, como vencer?

A meu ver somente com a saída do mundo virtual, do mundo das frase, com a implementação do que se deseja de modo privado, só assim, mas pra isso tem que existir gente de coragem, ainda estou procurando.

Nenhum comentário: