sábado, junho 05, 2004

Politica e Políticos

Um dos problemas da política é levá-la a sério.A variada gama de imbecis que infestam qualquer reunião política e que assumem ares de sumidades é enorme, o pior é que todos eles conseguem a proeza de sempre confundirem juventude com estupidez e velhice com sabedoria, quando, no máximo, realizam a junção de velhice com estagnação e conservadorismo.

O problema se encontra na cultura política Brasileira que junta política com poder e poder com autoridade, autoridade com autoritarismo. Confuso? nem tanto.

A Política no Brasil assume carater de mando e não de execução, o poder vem sempre relacionado a inimigos, nunca adversários. Não se busca exatamente alcançar o poder para se executar um projeto real de alteração da realidade, mas para assumir o comando de um país. Qual a diferença clara entre um caminho e outro? Simples, a busca do poder como meio de execução, mesmo tendo em si a busca do comando, do mando, possui a vantagem e a caracterísitca clara de possuir um planehamento de execuçào de metas, algo que acrescente ao poder mandatário um efeito executivo claro, uma realizxaçào transformadora da realidade, o outro modelo possui o clássico: "somos bons, quando ganharmos a gente vê o que faz". Mesmo sendo uma simplificação grosseira da realidade, a afirmativa não difere muito da realidade. Uma pesquisa clara pode aferir isso, mas 90% das relações políticas passam longe da diplomacia e entra nos perigosos terrenos das relações obscuras ou da inimizade dura. Pouquíssimas vezes existem debates sobre as idéias de transformação que os grupos têm, o que se discute é como ganhar, nunca o que fazer se isso acontecer.

Assim a busca pelo poder infla vaidades, porque o que se busca não é o poder executivo, mas o mandar, nem comandar, nas pessoas à sua volta, inclusive nos inimigos, jamais adversários, políticos. Enquanto isso, o mundo permanece o mesmo e qualquer desejo de mudança é confundido com a inexperiência de uma juventude não carcomida pela estagnação velha.

Nenhum comentário: