sábado, julho 19, 2003

Reflexões do Vigia: Como perder um leitor e influenciar pessoas

Fonte: Omelete
Por Uatu, o vigia




Por Uatu, o vigia
19/10/2001

O lançamento da série Ultimate (aqui chamada de Marvel Século 21) trouxe uma proposta ambiciosa: recomeçar do zero a cronologia dos personagens, renovar o público de leitores e atualizar os personagens para este século.

Fato: Eu gosto da série Ultimate. De verdade. Mas lembra do menino que falei no último artigo, que tem um Playstation em casa e decidiu se aventurar no mundo dos quadrinhos?

O nome dele é Paulinho e tem 10 anos.

Paulinho acabou de alugar o filme dos X-Men e achou "iraaaado".

Ele vai até a locadora, devolve o DVD e então quer saber mais sobre os X-Men, que até o momento ele pensava que se chamavam "Xis-Méim". Já que ele tá lá mesmo, ele pega uns episódios do desenho animado para ver o que rola...

Aí ele chega em casa, assiste... e os X-Men não tem nada a ver com os personagens que ele viu no filme. O Wolverine usa um infame colant amarelo, todos os personagens usam cores berrantes e uniformes "da hora".

Aí começou a confusão. Mas Paulinho, pacientemente assiste aos desenhos até o fim e acha legal.

Ele desliga o vídeo e, graças a seu pacote ultra-fuckin’-master de TV por assinatura, assiste ao desenho X-Men: Evolution.

O Wolverine, o mesmo da roupa (e cuecão?) de couro ou collant amarelo, agora usa um collant laranja e é o professor da turma. Ciclope é um adolescente e, por toda a tela, começam a surgir mutantes de tudo quanto é cor e nome diferente.

Paulinho começa a achar estranho... como formador de opinião em sua classe, ele imagina que vai ser difícil convencer seus amigos a gostar dos X-Men. Ele mesmo já não sabe se gosta tanto assim...

Bom, ele vai até a banca, e compra duas revistas: X-Men e Marvel Século 21, da editora Abril. Chega em casa e....

"Wolverine é vilão? Mas peraí! Ele não era herói? Não usava collant amarelo? Laranja? Mas nessa outra revista que comprei, ele é herói e..."

"Ah, quer saber?"

Paulinho joga a revista fora e, condizentemente com o vocabulário de um garoto de dez anos, diz "FODA-SE, NÃO QUERO MAIS LER ESSA MERDA".

Ele liga a TV, assiste Dragon Ball Z. No dia seguinte, compra o mangá que, mesmo em preto e branco e leitura invertida, é extremamente divertido e "muito mais legal" que os tais dos Xis-Méim. Porque é fácil de entender. Porque é disso que seus amigos na escola falam. Porque os personagens não tem 7 ou 8 versões e histórias diferentes.

E, lamento informar, perdemos mais um leitor que, pelos próximos 2 anos da sua vida, vai passar muito longe de qualquer revista em quadrinhos. Aos 13, ele descobrirá algo que gibi nenhum jamais vai substituir (ou pelo menos, jamais deveria): as meninas (ou meninos, mas isso é outra história). E, é claro, depois disso, ele nunca mais vai ler nada... pelo menos até a época do vestibular, quando ele vai ler de tudo, menos gibi.

O GRANDE PROBLEMA das revistas e propriedades da Marvel é esse. Vivem tentando consertar o que não está quebrado, reformula isso, reformula aquilo. Enquanto isso, um público em potencial se perde pelo simples fato de que não dá pra pegar UMA revista do Homem-Aranha e entender o que acontece, sem ter que ler a edição anterior e também a próxima.

Renovar o público não é o mesmo que renovar o personagem. Renovar o personagem é fácil. Põe a Tia May pra acessar a Internet (aliás, quando foi a última vez que você, caro leitor, ouviu sua tia de cabelos grisalhos dizer: "Vou pesquisar isso na Web!"?). Bom, acho que minha família é que é estranha, porque hoje em dia até a Dona Benta acessa a tal Rede Mundial de Computadores e a minha tia, não.

A série Ultimate é legal? É! Eu li, você leu, e achamos tudo muito legal! Histórias legais, desenhos legais (com exceção do Mark Bagley, que nunca engoli), sem dúvida um produto muito bom para FÃS.

E FÃS, logo depois do terrorismo e armas bacteriológicas, são o grande mal que aflige a humanidade.

Note, o Paulinho não sabe que, apesar da Jean gostar do Ciclope ela tem uma queda pelo Wolverine. Ao invés de causar impacto (o que certamente acontecerá com os fãs), ele vai ficar confuso ao ver Wolverine sendo amante de Jean Grey. Percebe?

Linha Ultimate, Marvel 2099, Marvel isso, Marvel aquilo... nada disso nunca vai funcionar enquanto o Paulinho não entender exatamente o que está acontecendo. Para nós, FÃS, é legal ver um NOVO Duende Verde, um NOVO ELEKTRO, uma NOVA origem para o Homem-Aranha. Mas e pro coitado do Paulinho, que nem a velha ele conhece?

A refletir...

Uatu agradece aos e-mails elogiando sua última crônica, e pede que os editores e roteiristas de HQs lembrem-se sempre do Paulinho.

Nenhum comentário: