segunda-feira, janeiro 12, 2004

Primeiro protesto: "Bush, entende, o México não se vende!"

Fonte: Vermelho



Uma passeata contra a Alca marcou ontem a véspera da Cúpula extraordinária das Américas, que começa hoje à tarde na cidade mexicana de Monterrey.

Mil manifestantes marcharam ontem cinco quilômetros, até a praça principal da cidade de 2,5 milhões de habitantes, no norte do México. Eles se detiveram a 200 metros do palácio de governo do Estado de Nuevo León, que estava cercado pela polícia. A passeata foi confocada por forças como a Frente Popular Terra e Liberdade e o Partido do Trabalho.

Hoje outras manifestações devem acontecer em Monterrey e outras cidades, pois é a data da chegada dos 34 governantes que participam da Cúpula, entre eles o norte-americano George W. Bush, que concentra as denúncias das entidades e movimentos populares.

"Bush, entende, o México não se vende!", "Bush, terrorista, está na nossa lista!" e "Bem-vindo Hugo Chávez!" foram algumas das palavras-de-ordem gritadas no protesto de ontem. Vemos a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) como um projeto dos Estados Unidos para se apoderar da região, denunciou Ricardo Cantú, do Partido do Trabalho.

Horas antes, um pequeno grupo da ONG ambientalista Greenpeace fisera uma sátira em praça pública, com um deles usando uma máscara de borracha tendo as feições do chefe da Casa Branca. O falso Bush cavalgava uma tocha (também falsa) simbolizando o mundo em chamas.

O trajeto dos manifestantes é condicionado pelos muros metálicos préfabricados, de mais de 2 metros de altura, que o governo mexicano mandou erguer na cidade, isolando a área da Cúpula, como medida de segurança.




Nenhum comentário: