quarta-feira, junho 11, 2003

Olha a cara de pau

Nestlé se manifesta



A Nestlé respondeu à solicitação da Novae para, por escrito, dar sua versão para os acontecimentos em São Lourenço. Desta forma, a revista Novae está cumprindo seu papel jornalístico e continuará apurando o caso de perto, estando aberta a todas as vozes envolvidas. Leia agora na integra a manifestação da empresa:

Prezado Editor da Novae,

Agradeço a oportunidade de esclarecer o posicionamento da Nestlé frente às informações equivocadas prestadas pelo movimento Cidadania pelas Águas à revista Novae.

A Nestlé atua em São Lourenço continuamente e abertamente junto aos órgãos regulatórios e fiscalizadores - o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). As fontes da Empresa de Águas São Lourenço são freqüentemente vistoriadas pelos técnicos do DNPM e da FEAM. Todos os pareceres emitidos até o momento afirmam que a Nestlé opera de maneira consistente com os regulamentos do setor, ou seja, não existe o menor indício de superexploração dos aqüíferos em São Lourenço.

A legalidade da exploração das águas em São Lourenço advém do Manifesto de Mina n° 140/35. A extensão dos direitos a que se refere o manifesto corresponde à área da propriedade, conforme atestado pelo DNPM no parecer datado de 24/05/1985. A licença ambiental de operação da atividade minerária está regularizada na FEAM conforme processo COPAM 058/1998/001/1998. Para recebimento da licença, a empresa atendeu todas as exigências da legislação ambiental.

A Nestlé está certa de que atua absolutamente dentro da legislação. Isso já está devidamente comprovado por meio da apresentação de todos os documentos pertinentes.

Coloco-me à disposição para outras informações sobre as atividades da empresa.

Atenciosamente,

Marcelo Marques
Gerente Industrial
Empresa de Águas São Lourenço
Grupo Nestlé

Nenhum comentário: