quinta-feira, dezembro 26, 2002

Sou de Logundé e a Claudia com seu Blog me inspirou em fazer a singela menagem a ele:


LogunEdé
(Gilberto Gil)

Int.:
É de Logunedé a doçura

Filho de Oxum, Logunedé

Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé

Tanta ternura

É de Logunedé a riqueza

Filho de Oxum, Logunedé

Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé

Tanta beleza

Logunedé é demais

Sabido, puxou aos pais

Astúcia de caçador

Paciência de pescador

Logunedé é demais

Logunedé é depois

Que Oxossi encontra a mulher

Que a mulher decide ser

A mãe de todo prazer

Logunedé é depois

É pra Logunedé a carícia

Filho de Oxum, Logunedé

Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé

É delícia


"Logun-Edé era filho de Oxum e Oxossi. Sem poder viver no palácio de Oxum, foi criado por Oiá na beira do rio. Oxossi seu pai, era demasiado rude e não conseguia conviver com o filho, sumindo por longo tempo em suas caçadas. Logun, afeiçoado pela mãe, vez por outra ia ao palácio de Xangô, onde Oxum vivia. Logun vestia-se de mulher pois Xangô era ciumento e não permitia a entrada de homens em sua morada. Assim, Logun passava dias e dias vestido de mulher mas na companhia de sua mãe e das outras rainhas.
Um dia houve uma grande festa no orun à qual todos os orixás compareceram com seus melhores trajes. Logun-Edé, que vivia na beira do rio a caçar e pescar não possuía trajes belos. Foi então que vestiu-se com as roupas que Oxum lhe dera para disfarçar-se e com elas foi à grande recepção. Ao chegar, todos ficaram admirados com a beleza de Logun-Edé, e perguntavam: "Quem é esta formosura tão parecida com Oxum?”. Ifá, muito curioso, chegou perto do rapaz e levantou o filá que cobria seu rosto. Logun-Edé ficou desesperado e saiu da festa correndo, com medo que todos descobrissem sua farsa. Entrou na floresta correndo e foi avistado por Oxossi que o seguiu, sem reconhecê-lo, encantado com sua beleza. Logun-Edé, de tanto correr fugindo à perseguição do caçador, caiu cansado. Oxossi então atirou-se sobre ele e possuiu-o ali mesmo."



O tipo psicológico dos filhos de LOGUM EDÉ é muito orgulhoso de seu corpo - a atual política de cultivo do corpo poderia ser regida por LOGUM EDÉ. É sedutor, vaidoso, preguiçoso e ciumento. São tipos ambivalentes, podendo ser bem educados, bem humorados, refrescantes como a folha de ODUNDUN e a água, mas também serem sombrios como os antepassados. O ORIXÁ LOGUM EDÉ à responsável por tonturas e desmaios o que pode ser confundido com provocações dos EGUNS. Seu culto na África está quase que extinto, porém na Bahia mantem-se vivo. Seus filhos não podem usar vermelho.

Fonte:http://www.okitalande.hpg.ig.com.br/Inicio/Candomble/Orixas/Logunede/logunede.html

Data: 19 de Abril
Metal: ouro, latão
Pedras: Turquesa, topázio.
Cor: Azul celeste e amarelo
Comida: axoxó ( feito com milho amarelo e cocô ) e omolocum ( feito com feijão fradinho e ovos ).
Símbolo: Abebê e Ofá.



"É filho de ÒSÓÒSÌ YBUALAMO e ÒSUN YPONDÀ. Na parte masculina êle veste azul claro e na feminina amarelo ouro. Suas ferramentas ( IBÁ ) levam sete espadas pequenas, amarelas, sete ofas pequenos, amarelos; usa arco e flecha, um leque e uma trombeta ( berrante ) , mas delicado. Seus bichos são o faisão, canário da terra, coelho e periquito. LOGUN não come frangos, e sim galo e galinha garnizé, porco da índia, tatu e bode castrado.

Tudo dêle é dobrado. Êle só responde chorando.

É a divindade das águas doces e do mato baixo.

Sua saudação: LÒGÚN Ó AKOFÀ, quer dizer: Êle é LOGUN, peguemos o arco e a flecha.


QUALIDADES


- EDÈ LOKO

Tem fundamento com ÈSÙ.


- EDÈ YBAYN

Leva carrinhos e bola de gude, pois êle é um recem-nascido.


- APANAN .


Todos comem com ÈSÙ e ÒSÓÒSÌ. Seus fundamentos estão em sua mãe de criação, ONIRA, sem ela LOGUN não caminha. Toda pessoa de LOGUN tem que assentar ONIRA e de ONIRA tem que assentar LOGUN. LOGUNEDE assenta, também, YBUALAMO, YPONDA e OPARÁ."

Fonte: http://kasange.vilabol.uol.com.br/logunede.html

"No Brasil tem numerosos adeptos. Tem por particularidade viver seis meses do ano sobre a terra, comendo caça, e os outros seis meses, sob as águas de rio, comendo peixe. Seria também alternadamente nestes períodos, masculino e feminino respectivamente, razão pela qual, seus filhos alteram períodos distintos durante o ano, ou até mesmo durante o dia , de alteração de humor, gosto, vontade, sendo mais distinto, longos períodos (duram mais ou menos seis meses cada), em que adota, de uma forma mais preponderante (nunca totalmente, apenas prevalece mais uma sobre a outra), ora as caraterísticas de seu pai oxóssi, com espírito aventureiro (no sentido de viagens), desligado com padrões, roupas e cuidado específico com seu corpo; em outro aspecto, assume, da mesma forma já explicada, as características da sua mãe Oxum, sendo dócil, meigo, afável, carente, amoroso, sensível, brioso e trabalhador determinado. Valendo tanto para homens ou mulheres que tenham esse orixá. Sua cor é o azul turquesa com amarelo ouro. "

Fonte: http://www4.sul.com.br/orixa/logunede.htm

Nenhum comentário: