quinta-feira, fevereiro 19, 2004

E a pizza, cadê?

o problema do lema de que tudo acaba em pizza (preferia quando tudo acabava em samba), é que a tal pizza nunca chega, só chega a metáfora.

o bafafá de hoje no Brasil é o caso do Waldomiro, que só serve pro PT sentir na pele o denuncismo udenista que era de seu hábito, o histerismo político que não ia além da paranóia persecutória. Eu, como ex-membro do PT, saído para o magnânimo PC do B, sentia isso por dentro, o moralismo confundido com Ética. além do bafafá nada deve sair da cartola.

Concordo com os jornalistas, como o Márcio Moreira alves, que informam que a imprudência do Zé "eu sou o poder" Dirceu, ou Zé "Stalin" Dirceu, foi não desconfiar de uma indicação do Garotinho, mas imprudência é uma coisa, desonestidade, outra.

Não acredito que o projeto político do PT passava realmente pela mão do Waldomiro e nem na desonestidade deste projeto, como não acreditava na desonestidade do projeto político do PSDB, ou seja, o CPIsmo só iria acarretar algum resultado concreto se ele fosse realizado no sentido de rever o financiamento de campanha e realmente levasse à mudança do sistema atual, fora isso é confete pra oposicionista de primeira vez fazer cena, nem abala realmente o PT. Fora a liderança od Genoíno que demonstrou falar demais.

Não acho que o resultado proclamado acima seja mais uma pizza, no máximo um pedacinho.

Acredito é que o problema se resume em como se dão as relações de poder no sistema político nosso.

E como não poderia deixar de ser tento ser universal falando da aldeia.o problema de nosso sistema político é que a relação pessoal supera a relação com projetos políticos, por isso o PT e o PSDB ( que possuem projetos políticos semelhantes), nunca foram alémd e simpatias ocasionais, pois estavam presos aos nomes que os faziam fazer sentido perante à população. como aqui em SÃo Lourenço, quando o nome Nega Véia é maior do que o projeto político do mesmo ( Se é que existe) e o nome Tenório traz por si mesmo a oposição dos que apoaim o outro lado.

E no saco de gatos que se cria a partir desse situação o que se tem é a junção de gente realmente convicta na defesa o projeto político que acreditam ter com os oportunistas de plantão que agarram na barra da saia dos caras na busca de alguma vantagem, como ocorre no plano federal. Não estou tirando a responsabilidades dos líderes dessa polarização, mas apontando outros culpados.

Por exemplo, um Chiquinho (vereador nosso), que defendeu o Nega Véia e hoje é um dos pilares da campanha do Zé (hoteleiro) Neto, sempre defendeu o projeto político que assume hoje uma cara de Elite, mas hoje se faz acompanhar de pessoas como o dúbio Jorge Marcelino, o grupo de personas non gratas à ética Luiz Gomes, Vieira, Nelçada e dos nulos Jairo, Luiz Engenheiro, Isaac, antonio oliveira e Carlinhos Sanches. O que se tira disso, que nenhum projeto político vai pra frente quando é substituído por um nome popular ou pelo vínculod esse nome a alguma candidatura, como no caso citado, pois automaticamente gente sem o menor pendor para o ato polític, apenas carreiristas de meia pataca que nada conseguem pensar além de como conseguir empregos pros familiares.

Na candidatura oposicionistas o buraco não difere muito, enquanto membros do Pc do B, do PHS, do PDT, do PTB, do PTc buscam a criação de um projeto político, que inclui melhorias e projetos reais para o desenvolvimentod a cidade, um outro grupo segue na linha de "Vamos Ganhar, depois a gente vê". O próprio Tenório age assim quando despreza, mesmo ele tentando dar um rumo mais plural à candidatura, as táticas de campanha de gente com experiência, que informa que não adianta dizer que ajuda, que está ouvindo todos os setores, sem um plano criado, umpensamento, uma fórmula para o auxílio e mudanças setoriais que atinge cada grupo visitado, em nome de uma tática velha, como a do "vamos ouvir".

Assim o projeto político vira pizza, ou seja, a pizza chata que ninguém come, porque só se compra a caixa com o nome da pizzaria.

Será que podemos pensar que a população irá mudar e nos exigir a entrega da pizza ou a gente pode fazer a pizza, levar para a população e acabar de vez com a idéia de que tudo nunca dá em nada?

quem tem a resposta?

Nenhum comentário: