quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Vai doer, doutor?

Fonte : BBC-Brasil

Lucas Mendes
de Nova York


O purgante político de Howard Dean, o médico de Vermont, funcionou para os senadores Kerry e Edwards mas fracassou para os outros seis candidatos, inclusive ele, criador da fórmula anti-Bush, anti-guerra, anti-direita.
O ex-governador criou mais do que um purgante anti-republicano. Usando a internet ele montou uma organização política jovem, eficiente, idealista e rica em pequenas contribuições.

Dean convenceu os democratas que não precisavam ter medo de ser democratas para retomar a Casa Branca mas não conseguiu convencê-los que ele, Dean, era líder ideal da cruzada anti-Bush. O doutor tem um lado meio azedo.


Em janeiro Howard Dean era o líder nas pesquisas das primárias onde Kerry e Edwards apareciam nos últimos lugares mas desde Iowa, em fevereiro, Dean disputou e perdeu 17 eleições. Como um fenômeno da internet, explodiu como uma bolha.

O senador Kerry ganhou 15 e o senador Edwards só ganhou uma mas conseguiu um surprendente segundo lugar em Wisconsin .

Dentro deste complicado processo eleitoral americano, com apenas uma vitória, Edwards está no páreo mas Howard Dean, fora dele, pode ter o voto decisivo nas dez primárias da Super Terça-Feira de março.

Se der seu apoio e sua organização ao senador Kerry, o candidato do partido democrata estará definido. Se apoiar o senador Edwards, a corrida poderá esticar até a última das primárias. Talvez o ex-governador prefira ficar fora da briga interna.

Dean trouxe a injeção de energia para o partido democrata e agora tem a injeção que pode apressar ou encurtar o processo. Vai doer, doutor?

Nenhum comentário: