terça-feira, abril 08, 2003

Fonte: Globonews

Terça-feira, 08/04/2003 - 10h55m Atualizado às 11h13m

EUA atacam provável esconderijo de Saddam e controlam várias sedes do poder iraquiano em Bagdá




Soldado americano acena de dentro do Palácio Republicano de Saddam

BAGDÁ - Forças dos EUA e do Iraque se envolveram em violentas batalhas em Bagdá nesta terça-feira enquanto funcionários do governo de George W. Bush diziam, em Washington, ter esperança de que um ataque aéreo na capital tenha matado o presidente Saddam Hussein. Um bombardeiro B-1 americano despejou quatro bombas destruidoras de bunker de 900 quilos cada - na madrugada do 20º dia da guerra - sobre um restaurante no bairro residencial de Al-Mansour, onde estaria Saddam. Uma cratera de 18 metros de profundidade, fumegante, foi tudo o que restou de três prédios atingidos.


As bombas, desenhadas para penetrar em estruturas subterrâneas antes de detonar, foram lançadas depois que os EUA receberam informações de que Saddam estaria no local com seus dois filhos, Uday e Qusay. Agências de notícia afirmaram que iraquianos retiraram dois corpos dos escombros, mas não havia informações sobre o número ou a identidade dos mortos.


- Achamos que o ataque foi eficiente em destruir a instalação - disse o general de brigada Vincent Brooks, no Comando Central dos EUA no Qatar. - A respeito de quem estava no prédio e quais são suas condições, levará tempo para saber. Podemos nunca saber quem estava presente - afirmou ele.


'Saddam irá embora' - Um funcionário de alto escalão da Casa Branca, no entanto, disse que o governo estava "moderadamente esperançoso" de que o presidente iraquiano tenha sido morto. Outro foi mais cauteloso e afirmou que apesar de haver dados confiáveis de que a cúpula do regime iraquiano estava no local, não era possível saber "se Saddam estava lá". Brooks disse que os EUA não sabiam quem estava no comando do Iraque neste momento. O presidente Bush - que está na Irlanda do Norte com o aliado Tony Blair - disse não saber se Saddam tinha sobrevivido. Bush afirmou, no entanto, estar certo de que o líder iraquiano estava perdendo o poder.


- Saddam Hussein irá embora - disse ele, ao lado de Blair, em Belfast. - Pode ter sido ontem, não sei, mas ele irá.


O serviço secreto americano soube do local da reunião de cúpula do Iraque na manhã de segunda-feira e passou a informação ao Comando Central. O bombardeiro B-1 já estava no ar e "muito rapidamente", segundo os oficiais americanos, lançou quatro bombas sobre o alvo antes de haver tempo para que alguém deixasse o prédio. As primeiras bombas da guerra, no dia 20 de março, também foram dirigidas a Saddam, seus filhos e principais aliados, no chamado "ataque de decapitação".


Um dia depois de entrar no coração de Bagdá com tanques e veículos blindados, capturando dois dos opulentos palácios de Saddam na margem direita do Rio Tigre, as forças do Exército dos EUA consolidaram sua posição na capital, enquanto fuzileiros navais abriam com batalhas seu caminho rumo ao centro da cidade vindos do sudeste. As batalhas desta terça-feira duraram sete ou oito horas, envolvendo tanques americanos e soldados da 3ª Divisão de Infantaria que se moveram rumo ao norte vindos do Palácio Republicano (principal escritório de Saddam), um dos capturados na manhã de segunda-feira.


Controle ampliado - Houve contra-ataque iraquiano a unidades da infantaria americana que controlam o Palácio Republicano. Tiros de fuzis e rifles, artilharia, mísseis e morteiros foram disparados. Citando o capitão Philip Wolford, comandante da Companhia A do 4º Batalhão da 3ª Divisão de Infantaria, agências de notícia disseram que tanques e outros veículos blindados dos EUA tinham derrotado os iraquianos - que haviam cruzado o Rio Tigre para atacar na margem leste.


As batalhas desta terça-feira deixaram os EUA em controle aparentemente firme de uma área que envolve as principais sedes do governo iraquiano. A região compreende cerca de 2 quilômetros na margem esquerda do Rio Tigre e cerca de 1,6 quilômetros na margem direita. Estão na área vários palácios presidenciais e ministérios - incluindo o da Informação e o do Planejamento, a TV e a rádio e os hotéis Al-Rashid e Mansour.



Criança ferida em ataque aéreo contra distrito de Al-Mansour em Bagdá

Os fuzileiros navais americanos, por sua vez, capturaram um aeroporto militar na periferia leste de Bagdá nesta terça-feira, depois de o local ter sido aparentemente abandonado por forças iraquianas que teriam batido em retirada.


Apesar das derrotas, o ministro da Informação do Iraque, Mohammed Said al-Sahaf permanecia desafiador, dizendo a jornalistas que seu país iria "destruir os invasores".


- Eles se renderão ou serão enterrados em seus tanques - disse.

Nenhum comentário: