segunda-feira, abril 14, 2003

Gente, a jornalista, Claudia Mello Gonçalves, do movimento Cidadania Pelas Águas, com link no espacinho ao lado, publicou o seguinte e-mail enviando a íntegra da petição do promotor de SL contra a exploração predatória da Nestlé, inclusive mandou esse documento à Tia Cora, uma das primeiras jornalistas séria a divulgar o babado, e a mais jornalistas. Alguns deles eu cito de memória: Arnaldo Bloch, Anselmo Góis, Marcio Moreira Alves, Luiz Garcia, Arthur Dapieve, Pedro Doria, Alberto Dines, entre outros..

Abaixo eu mando a íntegra do e-mail dela procês conhecerem o problema em parte na opinião d euma local. A petição está aí abaixo tb:

"Prezados colegas

Sou uma jornalista carioca, que decidiu optar pela qualidade de vida e fugiu para o interior há 10 anos. Moro em São Lourenço, no sul de Minas, e, ao contrário do que poderia imaginar, as coisas por aqui não são tão tranquilas assim...

Com um prefeito que acumula quase 20 processos no MP e fatos que incluem uma CPI que não durou mais do que duas reuniões, por influência direta do Executivo na presidência da Câmara, a vida aqui não é tão bucólica, definitivamente.

Mas, no momento, gostaria de falar sobre um assunto em especial: a questão da exploração de nossa água mineral pela fantástica fábrica de chocolates Nestlé.

Faço parte do movimento de Cidadania pelas Águas desde a sua criação e acompanho alguns absurdos ambientais, legais e jornalísticos.

Através de relatórios vindos do DNPM, da CPRM e da Ambi-geo, empresa contratada pela própria Nestlé, tivemos a oportunidade de constatar que há uma gama imensa de irregularidades, que estranhamente passaram despercebidas(será?) pelos maiores órgãos de fiscalização estaduais e federais. Temos em nosso grupo um competente geólogo, especializado em água mineral, que ficou pasmo com tantos atropelos.

O Promotor e Curador do Meio Ambiente, Pedro Paulo Aina, por outro lado, também se assusta com o total descaso da Nestlé e envolvidos em relação à legislação brasileira, isto sem falar no desrespeito com a comunidade local e a falta de consciência ambiental.

Os nossos colegas de diversos veículos de comunicação também não ajudaram muito nestes dois anos e pouco de briga... Por mais que divulgássemos o problema, o silêncio foi a resposta na maioria das vezes, salvo honrosas exceções, como o Estado de Minas(com destaque para o jovem e competente Plínio Theodoro), o JB Ecológico e o Jornal do Commercio. Foi através da Internet que algumas informações se espalharam de forma menos tímida, os jornais impressos parecem manter o pacto de silêncio e as redes de tv devem estar sensibilizadas com a conta de publicidade da poderosa Nestlé.

Fui cobrada muitas vezes, pelos membros do Cidadania, em relação à postura da imprensa. E vcs sabem que fica bem difícil defender a classe em determinadas situações, apesar de eu sempre diferenciar o empresário, dono de veículos de comunicação, e o profissional jornalista. Bem sabemos a diferença entre um e outro.

Nossa história é longa e não daria para ser contada em apenas uma mensagem, mas estou encaminhando para vcs, em anexo, a inicial do Pedro Paulo, que abriu uma ação civil pública contra a empresa, resumindo bem a história.

Só mais um detalhe a ser lembrado: somente no Brasil a Nestlé é respeitada como uma empresa preocupada com meio ambiente e qualidade de vida... No exterior, ela é conhecida por alguns como "baby killer" por causa de suas comidinhas para bebês e em diversas localidades o embate entre comunidades e a multinacional suíça foi uma verdadeira guerra, inclusive em seu próprio país de origem.

Qualquer informação complementar que precisarem, estou à disposição. Reunimos no movimento uma boa quantidade de documentos impressos...

grande abraço a todos

Cláudia"

Pra quem quiser saber mais, ela criou a pouco um Blog para descrever SL e denunciar tanto a corrupção local quanto os desmandos da Nestlé. É só clicar que cê vai pra lá: Pitacos, Achados e Perdidos

Nenhum comentário: