terça-feira, abril 08, 2003

Fonte: São Lourenço On Line

OUTRO " CAUSO " DO TIÃO BARBEIRO



Diz que certa vez, apareceu um peão na Fazenda do Café Rizza, procurando trabalho. Por uma coincidência danada, o capataz disse que estava precisando de um retireiro, já que o de antes tinha se mudado para Freitas.


O peão não cabia de contente e disse que a coincidência era maior ainda, pois a vida inteira tinha sido retireiro e era o que mais gostava de fazer em fazenda.


O capataz explicou que era só meia dúzia de vacas leiteiras, mais para uso na própria fazenda. Disse para ele pegar cedo e levar o leite retirado para a casa-sede. Mostrou ao peão o curral das bichinhas e onde ficava a corda, o balde e o banquinho. O peão, feliz da vida, disse que o patrão não ia se arrepender.


No dia seguinte, já passava das sete da manhã e nada do peão aparecer na sede trazendo a produção de leite. O capataz preocupado, foi até o curral saber o que estaria acontecendo. Chegando lá, encontrou o peão segurando e conversando com a vaca.


Foi logo perguntando:


- Cumé qui é Zé, cadê o leite?


O peão desolado respondeu:


- Ô patrão, amarra us pé da vaca, amarrei. O bardi 'táqui direitinho. Mai convencê a bichinha a sentá nu banquinhu, 'tá difícil demaiiisssss!


Diz o Tião, que o " causo " é verdadeiro e completa:


- Verdade acontecida.


Duvidei, mas é possível.


Deve ter sido mais ou menos o que aconteceu com as mudanças no trânsito de São Lourenço. Diz que foi especialista que fez. Mas foi uma mudança tão tímida e atabalhoada, que dá pra gente duvidar.Como especialista de trânsito, quem bolou as mudanças deve ser um excelente retireiro.

São Lourenço é uma cidade turística, que pela lógica, recebe turistas. Principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, cidade onde as normas de trânsito, são conhecidas e universais. Avenidas de duas pistas, como a Comendador Costa, em qualquer lugar do mundo, tem uma mão que vai e outra que vem. Aqui não. Estacionamento em vias públicas, se dá sempre pelo lado direito. Na Europa ou nos States, mão única, é na rua inteira e não por apenas cinqüenta ou cem metros apenas. A mais de cinqüenta anos, que em qualquer estância turística, cavalos, charretes e carroças, são proibidos de circular pelos centros urbanos. Aqui em São Lourenço, não. Charrete pode até andar na contra-mão. Ruas com menos de nove metros de largura, como a Batista Luzardo, sempre são de mão única. Aqui não, é mão dupla, passa ônibus e muitos caminhões de entrega, além de poder estacionar de um lado da rua. É só fazer as contas das larguras de ônibus, caminhões e carros, mais um afastamento de pelo menos cinqüenta centímetros entre um e outro e chega-se a conclusão, que matematicamente é impossível. Mas é só matematicamente, pois 'tá lá prá conferir.



Perdemos a oportunidade de se fazer mudanças de verdade em nosso trânsito. Era a hora de se instalarem, em três ou quatro cruzamentos, semáforos que em muito ajudariam na fluência do trânsito. Já passou da hora de se instalarem nos principais cruzamentos, faixas de pedestres, em sinal de respeito e educação para com os turistas, da cidade, que se diz o paraíso da terceira idade. Tímidas, precárias, amadoras e medrosas, as mudanças implantadas.




Adorni Jr.



Nenhum comentário: