domingo, dezembro 11, 2005

A Esquerda e a repetição

Um dos maiores problemas da Esquerda, fora a desunião clássica, é a repetição de fórmulas, a idéia de manter um padrão cíclico de organização que traga mudanças.

O problema todo é que esta repetição revela vícios e estagnação teórica, além de desrespeito total a um elemento primordial nas políticas ditas socialistas, a massa.

Porque isso?

Porque se percebe a massa como um amálgama de necessidades sem direção, esquecendo de perguntar Às mesmas estas necessidades e fazer parte maior de seu dia a dia, além de ser parte de seu imaginário ou de suas ilusões messianicas.

Normalmente as esquerdas com sua ânsia vanguardista olham as massas da torre de marfim, de cima pra baixo, não se envolvem no cotidiano das mesmas, não as procuram como parceiros e sim como comandantes de um processo delas mesmas, na arrogância dos reis.

Assim tratamos as massas como votos ou como recheio de manifestações que tragam o nome do grupo à mídia. Dizemos à elas como se organizarfem, ao invés d ebuscar entender suas organizações e debater as mesmas, sendo parte prioritária de um movimento e não gerente de cabeças.

Nós que tanto classificamos as coisas, nós anarquistas, socialistas, comunistas, trotkistas , stalinistas e outros istas que andam por aí, somos sempre os indivíduos que substituem os "malzões" da direita pra fazer diferente a mesma criação de cabresto que a direita faz, só que ao invés de cestas básicas doamos sonhos utópicos.

Porque não o contrário? Porque não vivermos nas massas como ajudantes, como no máximo intermediários de uma luta mil vezes maior que nossa teoria supõe? Talvez porque isso possa trazer umaperda de Status diante dos movimentos, porque isso nos retire o brilho do "grande líder" ou "Partidão". E neste rame rame vivemos o ciclo eterno, primeiro o Partidão, agora o PT, e amanhã? o P-SOL?

Repetimos Marx a dar com o pau, mas a cada repetição esquecemos 18 Brumário, a História se repete como farsa. E esta farsa não é desconhecida pelas massas, inteligentes e cruéis que são, com toda razão, para com os vendedores de ilusões.

Nenhum comentário: