sexta-feira, dezembro 27, 2002



Fonte:

O Recife Assombrado

Sob o luar, moradores aguardam ataque do monstro



22/12/2002 - Apesar da lua cheia, o lobisomem que estaria assustando os moradores da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, não atacou no últimos dias. Algumas pessoas ficaram de prontidão, na esperança de capturar o suposto monstro. Outros acreditam que a reação da comunidade povocou a fuga da tal criatura - ou de quem se transforma nela.

O lobisomem vinha sido visto há quase um mês. Segundo testemunhas, ele tinha atração por mulheres, as quais ameaçava com uma voz "cavernosa". O bicho ainda exalaria um forte cheiro de enxofre e seria coberto por longos pêlos negros. A suspeita é que o licantropo é um dos moradores da vila.



Um Lobisomem Ataca no Recife



13/12/2002 - Se você mora na capital pernambucana, aceite este conselho: tranque bem as portas e não freqüente lugares ermos à noite, principalmente quando a lua cheia estiver no céu. E não é só por causa dos assaltantes e seqüestradores. Segundo dezenas de testemunhas, existe um lobisomem à solta nas ruas da cidade. Por enquanto, o bicho só foi visto na Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre. O monstro vem aterrorizando os moradores da comunidade.

Os que já viram o lobisomem dizem que ele é coberto de pêlos escuros e tem orelhas pontudas. Além disso, fala com uma voz cavernosa e se espoja na poeira das encruzilhadas no local. Conforme algumas informações ainda não confirmadas, o monstrengo só ataca mulheres. E chegou até a tentar arrancar uma grade para invadir uma casa. Na residência mora uma família formada por duas moças e duas senhoras. Apavoradas, elas já penduraram nas paredes imagens religiosas e amuletos para tentar afastar o licantropo.

Uma dessas vítimas, que não quis se identicar, afirma que o lobisomem fez ameaças durante o ataque: "Ele não conseguiu abrir a grade e saiu dizendo que ia voltar para pegar todo mundo", relata a moça. Ela ouviu o bicho falar com uma voz "embolada", e agora só anda com um crucifixo na mão para se proteger. Os vizinhos também articulam uma defesa contra a criatura usando facas e foices.Alguns acreditam que, quando está na sua forma humana, o lobisomem mora na própria Vila de Santa Luzia.

Monstro teria odor demoníaco



17/12/2002 - O suposto lobisomem que está apavorando os moradores da Vila de Santa Luzia, no bairro da Torre, exalaria um "cheiro de enxofre", segundo as testemunhas que o encontraram. O monstro vem aparecendo na comunidade desde a semana passada e, coforme os relatos, só persegue mulheres.

Na visão dos que acreditam numa verdadeira manifestação sobrenatural, o odor indicaria uma origem demoníaca para a criatura. Mas essa característica não faz parte dos atributos típicos do lobisomem registrados pela cultura popular. No livro "Geografia do Mitos Brasileiros", o folclorista Luís da Câmara Cascudo descreve o licantropo como um "animal acima da estatura normal na classe vulpina, com grandes orelhas que batem no ritmo da carreira". Entretanto, não faz menção a qualquer cheiro particular do bicho.

Contudo, há indícios de um ser animalesco e inclassificável perante os padrões das ciências naturais já vem sendo visto naquela área há bastante tempo. Este é o depoimento que nos foi enviado por uma leitora que se identificou como Tereza de Fátima:

"Moramos na Estrada dos Remédios, bairro vizinho à Torre, onde atualmente tem-se visto um lobisomem. Isto aconteceu acho que há uns 4/6 anos atrás. Minha mãe mora numa casa bem antiga, e, numa noite de insônia, percebeu um barulho pra lá de estranho no quintal. Tomada de uma coragem (que sinceramente não sei donde apareceu, pois ela estava sozinha em casa nesta noite) e apenas munida de uma lanterna, foi lá pro fundo do quintal verificar a origem do barulho. Qual não foi a surpresa: ela viu passar bem encostado à sua perna esquerda um bicho enorme, grande mesmo, preto, um lobisomem mesmo, segundo ela. Era lua cheia. Quando passou por ela, parecia estar correndo; depois parou, virou-se pra o lado dela e, quando ía pular em cima da coitada, mamãe pediu a intercessão de todos os santos possíveis e a coisa desapareceu. Meu coração gela toda vez que lembro disso. Será que o bicho realmente existe?"

Chamado a opinar sobre o caso, o pesquisador de fenômenos sobrenaturais e articulista d´O Recife Assombrado, J. L. Munguba foi cuidadoso: "Ainda é cedo para afirmar que estamos diante da ocorrência de um legítimo lobisomem. As evidências são inconclusivas, por enquanto...Porém, essa situação só vem confirmar a crença generalizada que o Recife é mesmo uma cidade cheia insondáveis mistérios!"





Nenhum comentário: