quarta-feira, agosto 30, 2006

Artigo de Luxo que seca Países

Artigo Recente da Jornalista Carla Rodrigues do Site No Mínimo , com o sugestivo título de "Água mineral, o lucro que vem do luxo", comenta: "Para se ter uma idéia de como o negócio da venda de água mineral tornou-se lucrativo, a divisão de águas da Nestlé é responsável por 10% dos lucros de todo o conglomerado. Para cada cinco garrafas de água vendidas no mundo, uma é da Nestlé, produtora presente em 36 países e 75 marcas diferentes, entre as quais a francesa Perrier e a italiana San Pellegrino".

Além disso coloca a curiosidade do fenômeno do aumento da qualidade do tratamento das Águas nos países desenvolvidos e o aumento de consumod e Água mineral, quando este não seria mais preciso. A jornalista vincula este fenômeno ao fato do "o impulso na degustação da água mineral pode estar muito mais ligado ao consumo de artigos de luxo".

Pois bem, isto pode ser suspresa para muitos, porém para quem acompanha há algum tempo a questão da exploração das Águas Minerais não é surpresa nenhuma, é uma constatação por vezes dolorosa.

Investindo pesadamente na exploração de Águas Minerais há pelo menos 15 anos, primeiramente adquirindo empresas com licensa de exploração na Europa e nos EUA, posteriormente ampliando este arco de ação à América Latina, A Nestlé é um exemplo claro de como se dá a maravilhosa conquista da Água engarrafada pelos países desenvolvidos.

Em associação com a Coca-Cola ou agindo sozinha, a Fantástica Fábrica de Chocolates, Benemérita maior do Fome Zero e titulada pelas revistas Semanais como campeã na Responsabilidade Social, A Nestlé, coleciona, pela sanha de aumento de lucros e domínio do mercado internacional de água, diversas histórias interessantes, que vão desde ter a exploração de fontes de água em Michigan embargadas pela justiça por crime ambiental até ao fatod e enfrentar diversos processos no que tange à exploração de águas minerais na Europa e no Brasil, mais precisamente em São Lourenço, Minas Gerais.

Com um estilo que navega entre o de ignorar leis ambientais e de exploração mineral e o de relacionar-se, de modo no mínimo suspeito, com as diversas instâncias do Estado, Governos municipais, estaduais, federal e parlamentares, A Nestlé desde 2000, pelo menos, tem causado a destruição do lençol de Águas minerais de São Lourenço através de um processo de superexploração que chega a um milhão de litros de Água Mineral por dia, através do processo de bombeamento de água, processo ilegal, já que o Código de Águas determina que a extração das águas deve ser feita através da vazão.

Além disso é constante a violação das leis brasileiras quando se observa que houve desmineralização comprovada de água mineral para fabricação da Pure life, quando se observa que houve exploração não autorizada de poços recém descobertos, que estes mesmos poços foram encontrados através de pesquisa não autorizada, artifício da lei que auxilia à monitoração da pesquisa de novas fontes de água sem dano ao lenço, elemento extremamente sensível do meio ambiente.

Isso sem contar a truculência no tratar da população local que resiste à sanha destruidora da empresa e lutou contra as ações que podem levar ao afundamento da cidade de São Lourenço, construída acima do lençol de Águas minerais e sustentada por este, e ao fim do lençol de águas minerais, dado que o esgotamento foi inclusive detectado pelo DNPM (Órgão Responsável pela fiscalização da exploração mineral).

Estes fatos são apenas elementos que assinalam o modus operandi das multinacionais que hoje alimentam o mercado de Água Mineral e podem ser confirmado sem diversos sites, desde o do Circuito das Águas (MACAM) até o da Revista NOVAE. A questão é que, enquanto abastece as prateleiras da Europa e EUA, a mesma Nestlé seca fontes e destrói o meio ambiente de diversos países.

E tudo isto em nome do São Deus Mercado, esta divindade que atua no abastecimento do caixa de empresas que cada vez mais buscam o lucro sem medir seus atos e acaba por secar a fonte de vida dos países periféricos, indo além das águas, sugando a vida das pessoas, matando cidades e rasgando a lei que os locais são obrigados a obedecer.

Sem falar na crise da Água como um todo, elemento que é vital para a sobrevivência da humanidade e quem vem sendo deteriorado paulatinamente e com uma velocidade cada vez maior pelas diversas agressões existentes ao meio amiente, algo que vem sendo cada vez mais comum no Capitalismo.

Por isso é interessante o enfoque no sucesso do mercado de águas minerais, no crescimento do mercado e na sua vinculação aos artigos de luxo, interessante porque o artigo d eluxo tende a ser mais que isso, tende a ser o petróleo do Século XXI, ma sumpetróleo que mata de sede quem o possui em suas terras.

Por isos a Água,pela ação das empresas que a explroam, é um Artigo de Luxo que Seca países.

Nenhum comentário: